Software
O Reliability Workbench da ISOGRAPH® é um pacote computacional para estudos de confiabilidade de produtos, sistemas, etc. Ele é composto pelos seguintes módulos:
• Módulo Prediction: Realiza a predição da confiabilidade de componentes em diferentes condições operacionais de acordo com normas como MIL-217 [F2], IEC TR 62.380, TELCORDIA TR/SR, NSWC [98], GjB/z [299B], GjB/z [299C].
• Módulo FMECA: Realiza estudos de Análise de Criticidade dos Modos e Efeitos de Falhas (FMEA/FMECA®) de componentes, produtos, sistemas, etc.
• Módulo RBD: Realizar estudos de estimativa de indicadores de confiabilidade de componentes e sistemas empregando-se Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RBD).
• Módulo Fault Tree: Permite realizar modelagens de sequência de eventos catastróficos, probabilidade de falha de ocorrerem diferentes combinação que geral falhas (cut-sets), estimativa de diversos indicadores de confiabilidade (MTBF, indisponibilidade, identificação de componentes que mais causam falhas e paradas do sistema, etc).
• Módulo Event Tree: Realiza estudos de consequência dos eventos como falhas, paradas de produção, vazamentos, etc em termos de custo, perdas de produção, etc.
• Módulo Markov: Permite que os analistas realizem estudos de sistemas reparáveis empregando-se modelos de cadeias de Markov.
• Módulo de Weibull: Permite ajustar distribuições de probabilidade aos dados existentes, estimativas de confiabilidade, probabilidade de falha, análise de percentis, etc.
• Módulo Reliability Growth: Desenvolve estudos sobre crescimento de confiabilidade ao longo do tempo.
• Módulo Reliability Allocation: Possibilita que sejam realizados estudos para identificar a melhor estratégia de alocação de confiabilidade a equipamentos individuais de modo a atender à meta do sistema.
Para mais detalhes sobre o Reliability Workbench, veja os vídeos.
Para maiores informações acesse do Reliability workbench. No site é possível realizar o download do software na versão teste.
O pacote de software Availability Workbench consiste de um conjunto de ferramentas para estudos de previsão de indicadores de disponibilidade, confiabilidade e mantenabilidade de sistemas. Estas são:
• Módulo Availability Simulation (AvSim): Permite simular (a) ganhos e perdas de diferentes políticas de manutenção em termos de disponibilidade, custo, produção, etc, (b) identificar intervalos ótimos de manutenção preventiva para minimizar custo e maximizar disponibilidade, (c) revelar componentes mais críticos no sistema, (d) etc.
• Módulo Reliability and Cost Centered Maintenance (RCMCost): Possibilita a elaboração de planos de manutenção com base em custo, disponibilidade, etc.
• Módulo Life Cycle Cost Analysis(LCC): Neste módulo o analista pode considerar os custos que surgem na vida de um produto, um equipamento, um ativo desde o seu projeto até a sua desativação.
• Módulo Weibull: Permite obter informações a partir de dados históricos de tempo até a falha por meio de ajuste de distribuições de probabilidade que melhor se ajustam a tais dados. Possui testes estatísticos para seleção automática de distribuições de probabilidade e possibilita conhecer a probabilidade de falha de componentes, produtos, etc.
• Módulo Interface com ERP: Permite a interface com o programa ERP como SAP, Maximo e Elipse. Isto é, permite o trânsito de dados para o software e os planos de manutenção para o ERP.
• Módulo Process Reliability: Possibilita realizar análises comparativas entre produção de diferentes sistemas com seus respectivos processos.
Veja os vídeos para conhecer mais sobre os módulos do Availability Workbench.
O valor agregado pelo uso do Availability Workbench pode ser percebido na resposta a perguntas tais como:
• Qual a eficiência das políticas de manutenção implementadas pela empresa nos últimos nos últimos em termos de segurança, custo e produção?
• O nosso diretor definiu metas de redução de custos com manutenção. Quais os equipamentos mais críticos? Se estes forem substituídos, qual será o custo por unidade produzida?
• Qual deve ser a periodicidade de manutenções de modo a atender requisitos de custo, segurança e produção?
• Com os nossos equipamentos, podemos atender ao aumento de 20% na produção?
• Para um aumento de produção os engenheiros estudam uma mudança no design da planta. Qual será o ganho de disponibilidade e produção?
Quais são os equipamentos críticos do seu sistema de produção? Quais combinações de duas ou mais unidades causam falham de todo o sistema?
• Qual o nível ótimo de peças a ser negociado para o próximo semestre?
• Qual a melhor política para empregar os recursos de mão-de-obra mais eficientemente para atender aos requisitos de confiabilidade, custo, segurança e produção?
• Há necessidade de adicionar algum “pulmão” para manter a capacidade mínima para atender à meta de produto deste ano? Onde, qual o tamanho, por quanto tempo, a que custo?
• Como podemos reduzir a exposição aos riscos de falhas catastróficas, paradas muito longas, custos excessivos?
• O departamento comercial fechou um contrato que implica num aumento de 15% na produção de uma mina. Há duas alternativas: adquirir mais caminhões ou aumentar a disponibilidade dos existentes. Qual é a melhor e com menor risco.
• Qual a melhor estratégia de manutenções: individual de cada componente ou em bloco?
• Qual o aumento de confiabilidade gerado pela preventiva? Qual a relação entre intervalo de preventiva e ganho de disponibilidade?
• Qual o intervalo ótimo para realizar os grandes overhauls (trocas gerais)?
• Os gerentes de manutenção desejam programar uma política de inspeções em alguns equipamentos. Quais equipamentos devem ser incluídos? Qual a periodicidade das inspeções? Qual o impacto da política de inspeção no custo operacional, segurança e disponibilidade?
Para maiores detalhes acesse o site do Availability workbench. No site é possível realizar o download do software na versão teste.
Esta ferramenta computacional emprega a metodologia de HAZOP que é uma das diversas técnicas para levantamento de pontos de risco ou itens que requerem atenção. É muito usada na avaliação de segurança preliminar de novos sistemas ou modificações de sistemas existentes.
Verifique no vídeo algumas das características do Hazop+.
Com o uso da ferramenta Hazop+, pode-se executar vários outros tipos de estudo tais como (a)HAZOP, (b) Análise de operabilidade e risco do computador ou do controle, (c) Análise SIL, (d) Análise do nível de integridade de segurança, (e) IEC-61508 avaliações e (f) LOPA.
Vídeo divido em partes: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
Para maiores detalhes acesse o site do Hazop. No site é possível realizar o donwload da versão teste.
Considere as seguintes colocações:
- Imagine construir um plano de desempenho e de investimento a longo prazo para os seus principais ativos físicos e depois refiná-los durante cada período da execução orçamentária.
- Imagine realizar avaliações periódicas de suas previsões de despesas a longo prazo de acordo com os valores solicitados e fornecer um contexto estratégico mais amplo para pedidos de financiamentos específicos.
- Imagine estabelecer um registro histórico de custos de ativos e condições, bem como a documentação de risco e desempenho, que por sua vez ajudam a atender aos requisitos de governança corporativa.
- Imagine usar os mesmos critérios e dados, tanto para a alocação de recursos de curto e longo prazo, significa que suas decisões se tornariam mais transparente e mais fácil de comunicá-las.
Tudo isso é chamado de Gerenciamento e Planejamento de Investimento em Ativos (AIPM). Esta é a principal competência necessária nova para gerenciar riscos de forma eficaz, garantir a confiabilidade ou disponibilidade, e alcançar a eficiência de capital em ativos industriais físicos.
A equipe da CopperLeaf, concebeu o AIPM C-55 como uma nova abordagem para realizar de forma correta o planejamento de alocação de orçamento para os ativos físicos de corporações:
- Pode ser usado para estabelecer uma plataforma comum em toda a organização para o desenvolvimento, aprovação e execução de planos que integram capital, operações, manutenção e despesas administrativas.
- O AIPM emprega uma variedade de estratégias, ferramentas e processos que você pode usar para cuidar, investir e planejar com relação aos ativos físicos de sua organização de modo a alinhar com os objetivos corporativos gerais e ambientes de negócios.
Resultados gerados pelo AIPM C-55 na gestão de ativos físicos.
O software AIPM normalmente abrange as áreas de:
- Desenvolvimento de um Strategic Framework que se relaciona a (a) plano organizacional, (b) política de gestão de ativos, (c) demonstração de objetivos, (d) KPIs, (e) tolerância ao risco e (f) restrições.
- Asset Analytics. Esta ferramenta encontra-se relacionada aos recursos e modelos de risco de ativos e, por isso, oferece plano de investimento otimizado de longo prazo e documentação de apoio sustentável. Estes são sincronizados com o seu compromisso dentro da previsão orçamentária.
- Investment Decision Management. Este módulo relaciona-se à otimização no emprego do capital da empresa em atividades como manutenção, operação e substituição.
Destaca-se que uma abordagem de Performance Management relacionada à análise de variância e um ciclo de melhoria contínua (tendências, lacunas e registros das ações corretivas) podem ser auditados para prestação de contas. Apesar de uma implementação completa de todos os elementos do processo de AIPM tragam maior valor agregado, a implementação do AIPM em estágios pode permitir-lhe apresentar e revisar novos processos de modo incremental para auxiliar no processo de gestão de mudanças garantindo a organização progressos para alcançar o objetivo final de uma maneira suave, mensurável e previsível.
As informações geradas pelo AIPM c-55 são essenciais para Diretores Financeiros:
- Medidas de desempenho financeiro a longo prazo em face do aumento de custos;
- Alocação de recursos em todas as atividades e operação com objetivos concorrentes e por vezes conflitantes, que nem sempre são facilmente quantificadas;
- Compreensão e possibilidade de ter uma visão completa do futuro;
- Quais investimentos são susceptíveis de ocorrer no próximo ano? Nos próximos cinco anos? Além dos cinco anos?
- Por que são estas despesas que valem a pena? Qual o retorno gerado por elas neste ano?
- Quais são os impactos de longo prazo sobre as receitas, despesas, indicadores não-financeiros de desempenho e de risco?
- Quais são os impactos sobre a rentabilidade e as taxas de clientes?
- Compreensão da perspectiva estratégica que você precisa para garantir que planos de longo prazo para um ativo sejam consistentes com o ambiente de negócios e os objetivos corporativos;
- Consideração de fatores financeiros, não-financeiros e risco;
- Identificação de ações preferenciais e planos de despesas ao longo do período de planejamento, utilizando uma abordagem coordenada para análise;
- Redução da necessidade de questionar a necessidade de gastos e concentrar-se em deslocamento para as prioridades de gastos e maximizar o valor;
- Melhora na sua compreensão de todos os fatores que influenciam os gastos e investimentos;
Para mais detalhes sobre o AIPM c-55 e download da versão teste clique aqui.
O software ModelRisk funciona como um aplicativo junto ao Microsoft Excel e possui as seguintes versões:
• ModelRisk Standard (STD). Contém a parte de simulação avançada de Monte Carlo no Excel.
• ModelRisk Professional (PRO). Inclui objetos, mais modelos probabilísticos, simulação de Monte Carlo e otimização estocástica.
• ModelRisk Industrial (IND). Adiciona uma variedade de características avançadas à versão Profissional que ajudam a resolver problemas comuns e mais complexos para várias indústrias.
Na tabela abaixo encontra-se uma análise comparativa entre as funcionalidades presentes nas diferentes versões do ModelRisk.
|
Features |
Standard |
Professional |
Industrial |
S |
Unrestricted speed and model size |
Y |
Y |
Y |
Monte Carlo simulation |
Y |
Y |
Y |
|
Bounded, shifted distributions |
Y |
Y |
Y |
|
Correlation of distributions |
Y |
Y |
Y |
|
One-click function view |
Y |
Y |
Y |
|
ModelRisk function search and format tool |
Y |
Y |
Y |
|
Run macros before, during or after simulation |
Y |
Y |
Y |
|
VBA and C++ calls to ModelRisk functions |
Y |
Y |
Y |
|
Full graphical simulation reports |
Y |
Y |
Y |
|
Full statistical reports |
Y |
Y |
Y |
|
View simulation results statistics in spreadsheet |
Y |
Y |
Y |
|
Export results |
Y |
Y |
Y |
|
Save results in Results Viewer format |
Y |
Y |
Y |
|
Sensitivity analysis |
Y |
Y |
Y |
|
Scenario analysis |
Y |
Y |
Y |
|
Conversion from other Monte Carlo add-ins |
Y |
Y |
Y |
|
Full help file and example models |
Y |
Y |
Y |
|
Informative error messages |
Y |
Y |
Y |
|
P |
Optimization |
N |
Y |
Y |
Time series forecast |
N |
Y |
Y |
|
Fitting distributions to data |
N |
Y |
Y |
|
Fitting correlation structures to data |
N |
Y |
Y |
|
Fitting time series to data |
N |
Y |
Y |
|
Statistical fit results in spreadsheet |
N |
Y |
Y |
|
Data Viewer |
N |
Y |
Y |
|
Expert elicitation tools |
N |
Y |
Y |
|
Probability calculations |
N |
Y |
Y |
|
Working with ModelRisk objects |
N |
Y |
Y |
|
Markov chain tools |
N |
Y |
Y |
|
Combining expert estimates |
N |
Y |
Y |
|
Bootstrap tools |
N |
Y |
Y |
|
Calculation of distribution moments |
N |
Y |
Y |
|
Empirical copula to reproduce any correlation pattern |
N |
Y |
Y |
|
Stop Sum and Sum Product tools |
N |
Y |
Y |
|
Risk Event tool |
N |
Y |
Y |
|
Extreme Value tool |
N |
Y |
Y |
|
I |
Six Sigma support |
N |
N |
Y |
Assumptions library |
N |
N |
Y |
|
Database connectivity |
N |
N |
Y |
|
Financial tools |
N |
N |
Y |
|
Insurance tools |
N |
N |
Y |
|
Ordinary differential equation |
N |
N |
Y |
|
Integration and Interpolation |
N |
N |
Y |
|
PK/PD Tool |
N |
N |
Y |
|
Distribution splicing |
N |
N |
Y |
|
Bayesian averaging for fitted models |
N |
N |
Y |
|
Nested summation and product tools |
N |
N |
Y |
Testemunhos: "O ModelRisk permite que os usuários construam modelos de análise de risco complexos em uma fração de tempo necessária para desenvolver aplicações codificadas customizadas." – William McKibbin
Vídeos que ilustram os usos do ModelRisk
Ajuste de distribuições paramétricas
Ajuste de cópulas paramétricas
Séries temporais
Exemplos de arremessos de moedas
Para maiores detalhes sobre o software acesse o site clicando aqui.
Dentre as metodologias para se fazer análise de riscos, Bow-Tie é uma das mais utilizadas, porque permite (a) identificação de perigos, (b) determinação das ameaças, (c) avaliação das consequência e (d) estudo das barreiras de proteção. Por isso, a metodologia Bow-Tie é única na habilidade de analisar e avaliar riscos complexos de uma maneira fácil de visualizar e gerenciar. Seu uso evita a perda de contexto e de foco nos elementos críticos.
Por empregar imagens gráficas torna-se possível a qualquer pessoa da força de trabalho entendê-lo sem muito esforço e, portanto, estar sempre alinhada com os riscos e objetivos da empresa. Isto é, podem ser identificados: perigo, evento topo, causas, consequências, barreiras de proteção, fatores de escalonamento e os responsáveis por cada ação de modo que se possa manter o risco dentro de níveis aceitáveis pela organização.
Um alerta: Apesar de ser uma metodologia de fácil utilização não deve-se confundi-la com uma ferramenta de poucos recursos na identificação dos riscos haja vista que fornece uma visão que dificilmente poderia ser identificada de outra maneira.
O software ModelRisk funciona como um aplicativo junto ao Microsoft Excel e possui as seguintes versões:
- ModelRisk Standard (STD): contém a parte de simulação avançada de Monte Carlo no Excel
- ModelRisk Professional (PRO): inclui objetos, modelos probabilísticos, simulação de Monte Carlo e otimização estocástica
- ModelRisk Industrial (IND): adiciona uma variedade de características avançadas à versão Profissional que ajudam a resolver problemas comuns e mais complexos para várias indústrias
Na tabela abaixo encontra-se uma análise comparativa entre as funcionalidades presentes nas diferentes versões do ModelRisk
|
Features |
Standard |
Professional |
Industrial |
S |
Unrestricted speed and model size |
Y |
Y |
Y |
Monte Carlo simulation |
Y |
Y |
Y |
|
Bounded, shifted distributions |
Y |
Y |
Y |
|
Correlation of distributions |
Y |
Y |
Y |
|
One-click function view |
Y |
Y |
Y |
|
ModelRisk function search and format tool |
Y |
Y |
Y |
|
Run macros before, during or after simulation |
Y |
Y |
Y |
|
VBA and C++ calls to ModelRisk functions |
Y |
Y |
Y |
|
Full graphical simulation reports |
Y |
Y |
Y |
|
Full statistical reports |
Y |
Y |
Y |
|
View simulation results statistics in spreadsheet |
Y |
Y |
Y |
|
Export results |
Y |
Y |
Y |
|
Save results in Results Viewer format |
Y |
Y |
Y |
|
Sensitivity analysis |
Y |
Y |
Y |
|
Scenario analysis |
Y |
Y |
Y |
|
Conversion from other Monte Carlo add-ins |
Y |
Y |
Y |
|
Full help file and example models |
Y |
Y |
Y |
|
Informative error messages |
Y |
Y |
Y |
|
P |
Optimization |
N |
Y |
Y |
Time series forecast |
N |
Y |
Y |
|
Fitting distributions to data |
N |
Y |
Y |
|
Fitting correlation structures to data |
N |
Y |
Y |
|
Fitting time series to data |
N |
Y |
Y |
|
Statistical fit results in spreadsheet |
N |
Y |
Y |
|
Data Viewer |
N |
Y |
Y |
|
Expert elicitation tools |
N |
Y |
Y |
|
Probability calculations |
N |
Y |
Y |
|
Working with ModelRisk objects |
N |
Y |
Y |
|
Markov chain tools |
N |
Y |
Y |
|
Combining expert estimates |
N |
Y |
Y |
|
Bootstrap tools |
N |
Y |
Y |
|
Calculation of distribution moments |
N |
Y |
Y |
|
Empirical copula to reproduce any correlation pattern |
N |
Y |
Y |
|
Stop Sum and Sum Product tools |
N |
Y |
Y |
|
Risk Event tool |
N |
Y |
Y |
|
Extreme Value tool |
N |
Y |
Y |
|
I |
Six Sigma support |
N |
N |
Y |
Assumptions library |
N |
N |
Y |
|
Database connectivity |
N |
N |
Y |
|
Financial tools |
N |
N |
Y |
|
Insurance tools |
N |
N |
Y |
|
Ordinary differential equation |
N |
N |
Y |
|
Integration and Interpolation |
N |
N |
Y |
|
PK/PD Tool |
N |
N |
Y |
|
Distribution splicing |
N |
N |
Y |
|
Bayesian averaging for fitted models |
N |
N |
Y |
|
Nested summation and product tools |
N |
N |
Y |
Veja diversos vídeos onde se ilustram usos do ModelRisk (alguns em português e outros em inglês).
Testemunhos: "O ModelRisk permite que os usuários construam modelos de análise de risco complexos em uma fração de tempo necessária para desenvolver aplicações codificadas customizadas." – William McKibbin
Pra maiores detalhes acesse o site: clique aqui