AR 208: Custo de ciclo de vida e decisões de substituição de ativos (equipamentos, máquinas, instrumentos e outros)

Ementa

1.    Teoria de custos industriais e o porquê de estudar o Custo do Ciclo de Vida dos Ativos

2.     Indicadores financeiros de rentabilidade (ROE, ROA, RONA, ROC, RAROC, ROCE, CFROI, etc.), e de mercado (EPS, P/E, PEG, Payout ratio, etc.)

3.    Elaboração de fluxo de caixa de opções de melhorias em O&M e análise de seus indicadores (VPL, TIR, Payback, Risco)

    a.    Conceito de fluxo de caixa

    b.    Indicadores de fluxo de caixa de opções de melhorias em O&M (VPL, TIR, Payback, Risco)

    c.    Exemplos aplicados na tomada de decisões em manutenção e gestão de ativos

4.    O momento econômico ótimo (vida econômica) de substituição de equipamentos individuais:

    a.    Modelo básico para determinar a vida econômica

    b.    Modelo para previsão de custos de manutenção ao longo do tempo

    c.    O conceito de custo de oportunidade de capital

    d.    A alíquota do imposto de renda

    e.    Os benefícios legais decorrentes da depreciação dos equipamentos 

    f.     Estudo de caso de vida econômica de ativos

5.    Modelo para determinar o momento econômico ótimo de substituição envolvendo portfólios de ativos (substituição em grupo) móveis (mineração, agronegócios, papel e celulose, etc.)

6.    Modelo para determinar o momento econômico ótimo de substituição de portfólio de equipamentos estáticos ou rotativos (motores, bombas, compressores, ventiladores, etc.)

7.    Modelo para tomada de decisão entre reforma de equipamentos existentes e aquisição de novas unidades

8.    Modelo para tomada de decisão entre primarização e terceirização de equipamentos, serviços, etc. e exemplos de aplicação

9.    Métodos para previsão montante de CAPEX em projetos existentes (expansão, modernização, aquisição ou reposição de ativos físicos)

10. Modelos para análise de decisões de substituição de grupos de ativos, frotas, etc. considerando-se restrições de orçamento e metas operacionais

11. Estudo de caso de modelo de simulação para analisar a relação entre custo de manutenção, disponibilidade e lucro de uma planta

12. Discussão de problemas sugeridos pelos participantes

13. Referências bibliográficas

 

   INSTRUTORES

GABRIEL ALVES DA COSTA LIMA: PhD. (CREA/SP 5061919417). Diversos trabalhos de consultoria em empresas como VALE, PETROBRAS, SYNGENTA, CARIOCA-NIELSEN ENGENHARIA, FERBASA, dentre outras. Desde 2003 realiza treinamentos nas áreas de confiabilidade, risco, LCC, engenharia econômica, otimização em manutenção para empresas como ANGLO AMERICAN, CSN, VALE, METRO-SP, METRO-RJ, ITAU, DURATEX, KINROSS, dentre outras. Coordenou 13 projetos de P&D de empresas do setor de petróleo e elétrico (AES, COMGÁS, BROOKFIELD RENEWABLE e PETROBRAS).

Link do Currículo Lattes

 

ALBERTO MAGNO TEODORO FILHO: Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestrando em Engenharia de Produção e Manufatura pela UNICAMP.
Atua na área de Confiabilidade e Análise de Risco na empresa Aremas desde 2010. Ministrou treinamento e/ou participou de trabalho de consultoria para empresas como Alcoa, Anglo American, Carioca-Nielsen Engenharia, Electrolux, Metso, Sabic, Samarco, Syngenta, Tetra Pak e Vale.

Link do Currículo Lattes

 

Inscrições

Datas Disponíveis Inscrição
25/07/2019 INSCREVER-SE!
21/11/2019 INSCREVER-SE!
Todos Treinamentos Treinamentos em Gestão de ativos físicos e áreas afins
© 2009 - 2019 Todos os direitos reservados