O pacote de software Availability Workbench consiste de um conjunto de ferramentas para estudos de previsão de indicadores de disponibilidade, confiabilidade e mantenabilidade de sistemas. Estas são:
Módulo Availability Simulation (AvSim)
Permite simular (a) ganhos e perdas de diferentes políticas de manutenção em termos de disponibilidade, custo, produção, etc, (b) identificar intervalos ótimos de manutenção preventiva para minimizar custo e maximizar disponibilidade, (c) revelar componentes mais críticos no sistema, (d) etc.
Módulo Reliability and Cost Centered Maintenance (RCMCost)
Possibilita a elaboração de planos de manutenção com base em custo, disponibilidade, etc.
Módulo Life Cycle Cost Analysis (LCC)
Neste módulo o analista pode considerar os custos que surgem na vida de um produto, um equipamento, um ativo desde o seu projeto até a sua desativação.
Módulo Weibull
Permite obter informações a partir de dados históricos de tempo até a falha por meio de ajuste de distribuições de probabilidade que melhor se ajustam a tais dados. Possui testes estatísticos para seleção automática de distribuições de probabilidade e possibilita conhecer a probabilidade de falha de componentes, produtos, etc.
Módulo Interface com ERPl
Permite a interface com o programa ERP como SAP, Maximo e Elipse. Isto é, permite o trânsito de dados para o software e os planos de manutenção para o ERP.
Módulo Weibull
Permite obter informações a partir de dados históricos de tempo até a falha por meio de ajuste de distribuições de probabilidade que melhor se ajustam a tais dados. Possui testes estatísticos para seleção automática de distribuições de probabilidade e possibilita conhecer a probabilidade de falha de componentes, produtos, etc.
Veja o vídeo para conhecer mais sobre os módulos do Availability Workbench.
O valor agregado pelo uso do Availability Workbench pode ser percebido na resposta a perguntas tais como:
• Qual a eficiência das políticas de manutenção implementadas pela empresa nos últimos nos últimos em termos de segurança, custo e produção?
• O nosso diretor definiu metas de redução de custos com manutenção. Quais os equipamentos mais críticos? Se estes forem substituídos, qual será o custo por unidade produzida?
• Qual deve ser a periodicidade de manutenções de modo a atender requisitos de custo, segurança e produção?
• Com os nossos equipamentos, podemos atender ao aumento de 20% na produção?
• Para um aumento de produção os engenheiros estudam uma mudança no design da planta. Qual será o ganho de disponibilidade e produção?
Quais são os equipamentos críticos do seu sistema de produção? Quais combinações de duas ou mais unidades causam falham de todo o sistema?
• Qual o nível ótimo de peças a ser negociado para o próximo semestre?
• Qual a melhor política para empregar os recursos de mão-de-obra mais eficientemente para atender aos requisitos de confiabilidade, custo, segurança e produção?
• Há necessidade de adicionar algum “pulmão” para manter a capacidade mínima para atender à meta de produto deste ano? Onde, qual o tamanho, por quanto tempo, a que custo?
• Como podemos reduzir a exposição aos riscos de falhas catastróficas, paradas muito longas, custos excessivos?
• O departamento comercial fechou um contrato que implica num aumento de 15% na produção de uma mina. Há duas alternativas: adquirir mais caminhões ou aumentar a disponibilidade dos existentes. Qual é a melhor e com menor risco.
• Qual a melhor estratégia de manutenções: individual de cada componente ou em bloco?
• Qual o aumento de confiabilidade gerado pela preventiva? Qual a relação entre intervalo de preventiva e ganho de disponibilidade?
• Qual o intervalo ótimo para realizar os grandes overhauls (trocas gerais)?
• Os gerentes de manutenção desejam programar uma política de inspeções em alguns equipamentos. Quais equipamentos devem ser incluídos? Qual a periodicidade das inspeções? Qual o impacto da política de inspeção no custo operacional, segurança e disponibilidade?
Para maiores detalhes acesse o site do Availability workbench. No site é possível realizar o download do software na versão teste.
Baixar Availability Workbench