Objetivo


Apresentar conceitos relacionados a construção do sistema de controle dos processos de manutenção, dos planos por equipamento e da programação de serviços de manutenção usando métodos aplicáveis a qualquer sistema informatizado.

Motivação para participar?


  • Entender os objetivos de programação de serviços de planejamento de manutenção;
  • Entender como modelos matemáticos pode contribuir para o aumento de produtividade de equipes de
    manutenção;
  • Entender como utilizar os recursos escassos de manutenção (pessoas, instrumentos, sobressalente etc.) de forma mais eficiente;
  • Entender como fazer a alocação de orçamento de forma otimizado ao longo do tempo;

 

Ementa


1. Conceitos da manutenção de equipamentos

1.1. Conceito RAM – confiabilidade, disponibilidade, mantenabilidade

1.2. Conceitos principais sobre os tipos de manutenção

1.3. Conceito geral de estratégias de manutenção

1.4. Políticas de manutenção – aplicação

1.5. Definição de ativo físico e estratégias de manutenção

2. Noções sobre função, modo de falha e padrões de falha no tempo

2.1. Conceito de modo de falha

2.2. Curva taxa de falhas x tempo

2.3. Padrões de falha x tipo de tarefa de manutenção

3. Controle da Manutenção

3.1. Componentes de controle de processo

3.2. Identificação hierárquica de sistemas e suas peças – árvore de cadastro

3.2.1. Definição do Tag

3.2.2. Tipos de Tag

3.2.3. Hierarquização dos sistemas por localização e por função

3.2.4. Aplicações

3.3. Registros

3.3.1. Tipos de registros da manutenção

3.3.2. Definição de histórico do equipamento e sua importância

3.3.3. Tipos de relatórios históricos

3.3.4. Planos de arquivamento de registros

3.4. Instruções de trabalho

3.5. Indicadores de desempenho na manutenção

3.5.1. Processo de levantamento de dados

3.5.2. Benchmarking

3.5.3. Hierarquia dos indicadores e mapeamento dos processos

3.6. Auditoria da manutenção

3.6.1. Função da auditoria

3.6.2. Processo de auditoria focado nos registros físicos e eletrônicos

4. Plano de Manutenção

4.1. Plano da manutenção x plano/programa de manutenção do equipamento

4.2. Componentes do programa de manutenção do equipamento

4.3. Criticidade dos equipamentos

4.4. Definição dos tipos de tarefas de manutenção (MPBT, MPBC/Pred, TDF, MC)

4.5. Metodologia MCC – manutenção centrada em confiabilidade

4.6. Distribuição do programa de manutenção na empresa

4.7. Análise crítica dos planos de manutenção

5. Programação de serviços e noções sobre planejamento de paradas

5.1. Conceitos principais sobre a programação de serviços

5.2. Diferença entre programação diária e planejamento de aradas

5.3. Métodos para planejamento de parada

5.4. Métodos para a programação de serviços

5.5. Critérios de priorização

5.6. Análise de capacidade do sistema

5.7. Programação avançada

6. Mantenabilidade – planejamento da corretiva

6.1. Diagrama de análise da tarefa

6.2. Elementos de suporte a execução

7. Exercícios aplicados

Software de apoio:

– Excel